Minggu, 29 Januari 2012

REGULARIDADE EM INTERLAGOS, A PROVA

Fotos: Rodrigo Ruiz/Velocidadeonline

O Fiat Stilo 2009 de Fulvio Oriola puxa o pelot�o

Conforme hav�amos anunciado, realizou-se no fim de semana 21/22 de janeiro a 10� Etapa do Torneio Interlagos de Regularidade, que contou com nada menos que 81 particilantes. O evento existe desde 2009 e admite duas categorias de ve�culos, os Cl�ssicos e os Modernos. "A separa��o das classes � 25 anos", diz o idealizador e promotor do evento, o ex-piloto, ex-dono de equipe e meu amigo Jan Balder, com quem dividi o mesmo Opala Divis�o 1 v�rias vezes na d�cada de 1970. "Nem os trinta anos da placa preta, nem os vinte da isen��o de IPVA", brinca, mas nem por isso deixa de ser um bom crit�rio. Assim, para 2012, os Cl�ssicos s�o os carros fabricados at� 1987 e os Modernos, de 1988 em diante.

O bom desse evento � proporcionar ao participante a pr�tica do automobilismo com o carro de todo dia, nada mais sendo exigido que use capacete e se afivele o cinto de seguran�a e que esteja com a carteira de habilita��o v�lida. Nada de ter que preparar carro, colocar arco de prote��o e outros itens de seguran�a exigidos nas corridas. O �nico requisito � que o carro largue com pneus com profundidade de sulco de pelo menos 4 mil�metros, metade de quando novos.

Pumas na pista!

O nome da prova j� diz: regularidade � o fator determinante de vit�ria, n�o velocidade absoluta. A dire��o da prova oferece tr�s tempos de volta para cada categoria, que o concorrente escolhe previamente mas s� indica no final. Para os Cl�ssicos, 2min39s, 2min55s e 3min10s, enquanto os Modernos rodam um pouco mais r�pidos, 2min27s, 2min39s e 2min55s. Na condi��o mais r�pida da cada categoria, as m�dias hor�rias s�o 97,5 km/h e 105,5 km/h, respectivamente. Essa m�dia significa que j� d� para divertir e exige alguma "m�o de obra" do piloto. Mas em caso de chuva s�o acrescentados 30 segundos ao tempo de volta.

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