Sabtu, 28 Januari 2012

RALI GRUPO B: O EXTREMO

Timo Salonen e Seppo Harjanne vencendo em Portugal, 1985


"Life is a tale told by an idiot, full of sound and fury, signifying nothing." (A vida � uma est�ria contada por um idiota, cheia de som e f�ria, significando nada)
William Shakespeare - Macbeth (Ato V, Cena V).

O assunto desse texto � dos que mais gosto. A julgar pelo entusiasmo dos coment�rios dos leitores toda vez que colocamos algo sobre ralis e principalmente sobre os carros do m�tico Grupo B, a prefer�ncia n�o � s� minha. Quem gosta de ralis dificilmente diz que existe alguma outra modalidade mais emocionante no esporte motorizado.

� uma hist�ria incr�vel, bela e tr�gica ao mesmo tempo, onde her�is foram forjados, outros pereceram e v�rios tiveram a confirma��o que eram apenas seres humanos normais que tentaram enfrentar monstros. N�o � poss�vel colocar em poucas palavras algo que foi t�o importante � �poca, e que gerou tantas mudan�as no esporte, em poucas palavras. Profissionais altamente gabaritados com anos de experi�ncia em ralis retrataram essa parte da hist�ria da modalidade, e as obras est�o publicadas para quem quiser se aprofundar. Tentei ent�o fazer uma descri��o geral do que foi o Grupo B, e o que aconteceu para que fosse banido.

Na parte t�cnica dessa m�quina que nos une, o autom�vel, chegou-se a extremos que proporcionaram espet�culos inesquec�veis para quem viu de perto. Quem n�o viu, como eu, tem que se contentar com os filmes dispon�veis e os artigos de revistas e alguns livros.

Introduzido em 1982, o regulamento t�cnico do Grupo B para o Campeonato Mundial de Rali, conforme foram definidos pela Fisa (F�d�ration Internationale du Sport Automobile � Federa��o Internacional do Esporte Autom�vel), o ent�o bra�o esportivo da FIA (F�d�ration Internationale de l'Automobile � Federa��o Internaconal do Autom�vel), resultaram em carros muito r�pidos e que se provaram perigosos, pelo n�vel de exig�ncia imposto aos pilotos, principalmente pela aus�ncia de limite de pot�ncia. Competiram de 1983 a 1986. O Grupo B tamb�m era aplic�vel para provas em circuito, com diferen�as de regulamento de acordo.

J� em 1979 a tra��o nas quatro rodas estava permitida pelos regulamentos de ralis, o que muitos dizem ser resultado de negocia��es do grupo Volkswagen para a marca Audi entrar no campeonato mundial. Seja quem for que fez as press�es necess�rias, 1983 come�ava descortinando uma categoria que iria experimentar o gosto amargo de perder alguns personagens importantes.
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