Kamis, 29 Maret 2012

MUDANDO S� POR MUDAR



Andando no tr�nsito hoje, minha esposa olhou para a traseira do novo modelo do Honda Civic e comentou "que lanterna feia". N�o admira que ela tenha achado feia a lanterna, porque com certeza n�o foi s� ela: esta �ltima reestiliza��o do Civic se revelou um fracasso de vendas nos EUA antes mesmo do lan�amento no Brasil, e ainda assim acabou sendo lan�ada aqui.

Mas por que fizeram isso? Porque depois de alguns anos, o carro tem que mudar. N�o interessa o que, mas tem que mudar. Mesmo que fique pior, tem que mudar. Para qu�? Para fazer o modelo que deixa de ser fabricado parecer �velho�. Isso se chama �obsolesc�ncia perceptiva�, que � fazer com que a exist�ncia do novo produto fa�a o produto antigo passar a ser percebido como �velho�. Desta forma, todos aqueles que o cercam ficam sabendo imediatamente que seu carro n�o � mais �do ano�, pois o �do ano� agora � diferente. Para quem gosta de sempre ter o �ltimo modelo, a reestiliza��o acaba tornando praticamente mandat�ria a troca do ve�culo pelo modelo atual.

O mercado valoriza isso. Olhando para o mercado de usados, percebe-se facilmente que os anos em que h� reestiliza��o s�o justamente os anos em que os pre�os d�o um pulo maior, pois a �cara mais nova� acaba valorizando o modelo no mercado. E se a �cara� � a que ainda est� em linha, ent�o, o salto � maior ainda, pois � um que se compra carro usado ainda com cara de novo. Verifiquei isso claramente quando fui comprar meu carro, no ano passado: A diferen�a de pre�o de tabela entre um 2006 e um 2009 (mesma frente) era de 11 mil reais a mais para o 2009, em rela��o ao 2006. Onze mil reais a mais por um carro tr�s anos mais novo. J� para o modelo 2010, ano em que sofreu a reestiliza��o e que est� em linha at� hoje, o pre�o saltava nada menos do que 15 mil reais de um ano para o outro, s� por conta da �cara� ainda estar em linha. Quinze mil reais a mais por apenas um ano a menos de uso porque tinha a �cara nova�.

CONTINUE LENDO >>>

0 komentar:

Posting Komentar