Selasa, 31 Januari 2012

REDU��O DE PRE�O DO NEW FIESTA: FEN�MENOS DO MERCADO


Semana passada, a Ford brasileira deu uma boa not�cia: Os pre�os do New Fiesta seriam reduzidos em at� 3.500 reais, sem que nada fosse tirado do carro. Para justificar a redu��o de pre�os, ela alegou que conseguiu negociar com a f�brica de Cuautitl�n, M�xico (onde o carro � produzido) uma cota maior de carros para a Am�rica do Sul, at� ent�o limitada a 2.200 carros por m�s.

Uma redu��o de pre�o sem redu��o de produto � sempre muito bem-vinda, � claro. Mas devemos atentar para o fato de que estes 3.500 reais cortados do pre�o eram pura gordura (margem de lucro), sendo que se a Ford continua a vend�-lo sem nenhuma altera��o, � porque ainda est� tendo um bom lucro com ele. Isso que dizer que o pre�o anterior estava gordo demais, correto?

O que mais me chamou a aten��o foi o que est� por tr�s da justificativa dada pelo pr�prio fabricante para a queda de pre�o: Este foi reduzido gra�as ao aumento da oferta. Ou seja, nada foi mudado no carro al�m do pre�o, ele apenas ficou mais dispon�vel.

Acredito que a grande maioria das pessoas j� deve ter ouvido falar em �lei de mercado� ou �lei da oferta e da demanda (procura)�. Segundo esta lei, os pre�os de um determinado produto dependem de quantas pessoas o est�o vendendo e quantas querem compr�-lo. Se todo mundo quer um produto, seu pre�o sobe. Se muita gente come�a a oferecer, o pre�o desce. Mas como funciona isso?

A lei da oferta e da demanda funciona assim: Existem duas curvas, a curva de oferta e a curva de demanda. Segundo a curva de demanda, que todos conhecem, quanto menor for o pre�o de um produto, mais gente estar� disposta a compr�-lo e vice-versa. A curva de demanda pode ser representada num gr�fico como uma reta descendente, num gr�fico que na vertical traz o pre�o do produto e na horizontal traz a quantidade de consumidores dispostos a compr�-lo.


CONTINUE LENDO >>>

0 komentar:

Posting Komentar