Rabu, 18 Januari 2012

MUSEU DA SAAB � VENDA

Texto de Hans Jartoft, de Trollh�tan, Su�cia

Era uma vez uma f�brica de carros. No m�s passado faliu. Por qu�? Como sempre, n�o tinha clientes para os carros. Fazer um carro bom � dif�cil, mas vender um carro bom � ainda mais dif�cil.

A maior fabricante do mundo, a General Motors, n�o sabia como tratar a marca adquirida em 2000 e agora n�o querem que a Saab possa continuar com um dono da China. A Saab tem uma hist�ria muito interessante, mas n�o vou contar isso hoje. Quero antes ver como vai terminar aqui em Trollh�ttan.

Mas tem uma hist�ria que fala muito sem usar palavras. O Museu da Saab est� nas m�os do administrador da fal�ncia. Sexta-feira, 20 de janeiro de 2012, esse administrador quer receber ofertas das pessoas que querem comprar o museu inteiro ou carro por carro, um por um. Seria uma coisa triste essa cole��o de carros hist�ricos ser levada ao vento, um para l� e outro para c�. 

Abaixo, algumas fotos que fiz ontem no Museu:

O come�o de tudo, Saab 92, 1947


O Saab 96 de Erik Carlsson, que tanto brilhou no ralis internacionais durante 15 anos

O Aero X, conceito de 2006

Saab EV-1, Experimental Vehicle One, motor 2-litros turbo de 285 cv, de 1985

Motor do 900 turbo e do EV-1: 2 litros, 16 v�lvulas

Mas, olhando com outros olhos, h� pessoas que acham que � melhor ver um carro andando na estrada do que pegando poeira num museu. S�o uns 120 carros, de 1947 at� 2010. Muitos que, de alguma forma, s�o �nicos. O primeiro de um modelo, o �ltimo de um outro, carros de exposi��es, prot�tipos, r�plicas, conceitos.

O texto � em sueco, mas usando o translate.google.com d� para entender um pouco. Algumas perguntas posso atender nos coment�rios, se n�o forem muitas.

HJ

(Texto atualizado em 18/1/12 �s 15h55, corre��o de link)

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