Kamis, 19 Januari 2012

HYUNDAI i30, EST� EXPLICADO

Fotos: Paulo Keller exceto quando indicado




Eu ainda n�o havia andado no Hyundai i30 e em nenhum outro autom�vel da marca nos quinze anos passados. O �ltimo havia sido o Coup� FX (Tiburon no mercado americano), um cup� esportivo que me agradou bastante (abaixo). Na �poca eu era editor t�cnico e de testes da Autoesporte e foi meu �ltimo teste antes de deixar a revista para ingressar na GM, em maio de 1997. O carro era todo certo e no texto eu disse sobre os sul-coreanos: �esses caras sabiam perfeitamente o que queriam e curtem autom�vel como ningu�m�.

O coup� FX 1997, �ltimo Hyundai que eu havia dirigido(parts-specs.com)

De tanto ver o i30 nas ruas (e o do meu vizinho de vaga no pr�dio), eu nutria curiosidade de ver �o que que o i30 tem�. Isso foi tornado poss�vel por uma defer�ncia especial da importadora oficial Caoa, nada dada a ceder carros para teste, gra�as ao empenho da eficiente D�borah Gon�alves, ex-assessora de imprensa da Volkswagen e gerente da �rea na Caoa h� pouco mais de um ano.

O i30 foi lan�ado Sal�o de Genebra de 2007 e come�ou a chegar ao Brasil em maio de 2009. N�o demorou para cair no gosto do brasileiro e hoje � o carro importado � excluindo os fabricados na Argentina � mais vendido, com mais de 35 mil unidades por ano em 2010 e 2011, conforme dados da Fenabrave.

Bom visual de hatchback m�dio

A vers�o avaliada � a b�sica modelo 2012, c�mbio manual de cinco marchas e custa R$ 55.250. Vem com bolsas infl�veis frontais e ar-condicionado anal�gico, entre outros itens (ver quadro adiante). Fiz quest�o de c�mbio manual, melhor para se analisar o motor ao se dirigir um carro pela primeira vez. Mas ainda � o i30 antigo, o novo j� foi revelado e est� previsto para chegar aqui no segundo semestre. O novo desenho deixou-o mais musculoso.
CONTINUE LENDO >>>

0 komentar:

Posting Komentar