Rabu, 16 Mei 2012

MOTOCICLETA EL�TRICA ZERO DS: FANT�STICA!

Fotos: autor



Andar na motocicleta el�trica Zero foi uma �tima experi�ncia, principalmente por constatar que o prazer da pilotagem continua a existir tamb�m em ve�culos movidos a energia el�trica.

Ela n�o tem marchas. Logo na �rvore de sa�da do motor vai o pinh�o de 16 dentes que, por corrente, transfere pot�ncia � coroa de 53 dentes. E s�. Ent�o � s� acelerar e boa. Os freios s�o como nas motos que estamos acostumados: no manete direito � o dianteiro (a disco de 310 mm de di�metro, dois pist�es) e no p� direito � o traseiro (a disco de 220 mm de di�metro, um pist�o). N�o h�, portanto, manete de embreagem � esquerda e tampouco pedal de c�mbio, � esquerda.. Resumindo: � mais f�cil andar nessa moto que andar de bicicleta.

Liga-se a chave e ap�s uns 3 ou 4 segundos o farol acende, o painel tamb�m e o ponteiro do veloc�metro d� uma varrida no mostrador. No painel, al�m do veloc�metro anal�gico h� um veloc�metro digital que pode marcar em quil�metros ou milhas por hora. � direita est� o n�vel da carga da bateria, que atinge 4 quilowatts�hora (kW�h) em sua carga m�xima. O gozado � que o indicador desse mostrador � uma bomba de posto gasolina, igualzinho ao dos carros de motor a combust�o, e n�o uma bateria, como era de se esperar. N�o tem conta-giros. N�o h� utilidade em saber a quantas o motor el�trico vira.

Veloc�metro anal�gico tradicional e outro digital de cristal l�quido, com hod�metro totalizadoor e parcial, e bem na direita o medidor da carga da bateria por barras com o ideograma de uma bomba de gasolina de posto

CONTINUE LENDO >>>

0 komentar:

Posting Komentar