Rabu, 11 April 2012

SAAB: MUSEU REABERTO



Vista externa do museu
Um tempo atr�s escrevi sobre a venda do Museu Saab. O administrador da fal�ncia queria ter ofertas dos carros, um por um, ou todos juntos. Muitos se interessaram pelos carros. Muitas pessoas tinham medo de perder essa cole��o de um valor hist�rico muito alto.

Ao final chegou-se a uma soluc�o que fez todo mundo feliz. O municipio de Trollh�ttan, (onde o museu e a ex-f�brica ficam) junto com a empresa Saab (a parte da Saab que ainda existe e faz o ca�a JAS 39 Gripen) e tamb�m a fam�lia Wallenberg (que vendeu a Saab Automobile para a GM h� uns vinte e poucos anos) compraram o pr�dio e os carros. Museu salvo!

O museu abriu de novo umas tr�s semanas atr�s e o Juvenal Jorge daqui do blog, que � meio maluco pela marca me falou:

� Voc� tem que ir l�, tire fotos, muitas fotos.

No domingo passado eu visitei um amigo ali na cidade e ele mora bem por perto do museu. Perguntei para ele:

� Vamos l� para ver como est� agora?
� Sim, vamos.

Domingo de P�scoa. Pensei, ser� que est� aberto? Estava, nada mau. Abri a porta e fiquei feliz. O primeiro carro que eu vi foi o novo 9-5 perua. Tinha pouqu�ssimos feitos numa pr�-serie e eu tive medo que tivessem sido jogados no lixo ou alguma outra burrice, porque o valor dos carros quando se fala de vendas � zero. Esse modelo n�o foi homologado para a rua antes da fal�ncia. Mas l� dentro tem um. Com propaganda e tudo, parece preparado para uma exposi��o. Ser� que o destino ia ser Detroit? A fal�ncia chegou s� algumas semanas antes desse sal�o.

O �ltimo Saab

CONTINUE LENDO >>>

0 komentar:

Posting Komentar