Jumat, 27 April 2012

1976

Foto: toptenz.net

Trinta e seis anos atr�s...

Este post saiu de uma brincadeira em um momento da mais absoluta falta do que fazer. Um belo dia, por n�o ter nada melhor para fazer, comecei a brincar com a Calculadora Cidad�o do Banco Central, uma p�gina que, entre outras coisas, faz corre��o de valores baseando-se na infla��o. E, num �pice de falta do que fazer, veio uma curiosidade de saber qual o momento em que 1 cruzeiro (moeda que vigorou entre 1970 e 1986, tempo da minha inf�ncia e adolesc�ncia) teve o mesmo valor que hoje tem 1 real. Encontrei, usando o �ndice IGP-DI, que este momento foi entre agosto e setembro de 1976.

Cr$ 0,10
Uma cautela deve ser tomada na corre��o de valores por longos per�odos: As imprecis�es e manipula��es dos �ndices de infla��o podem se amplificar muito e distorcer enormemente os resultados finais. Por�m, lembrando que em minha inf�ncia uma Bala Juquinha custava 10 centavos (eu juntava 10 cruzeiros para comprar 100 balas � sonhos de consumo de crian�a) e que uma bala pode ser encontrada nos bares por valor semelhante atualmente, n�o devia estar muito longe mesmo.


Achada a �poca, bateu outra curiosidade, esta entusi�stica: Como era o mercado de autom�veis naquela �poca? O fato de n�o precisar converter valores (1 cruzeiro = 1 real) agu�ou mais ainda esta sensa��o: Fui olhar no Acervo Digital da Quatro Rodas como estavam as coisas em agosto e setembro de 1976, quando eu ainda tinha oito anos (�, entreguei a idade nessa...) e, apesar de ainda n�o entender patavina de mercado, j� gostava muito de carros.

CONTINUE LENDO >>>

0 komentar:

Posting Komentar