Kamis, 26 Juli 2012

ABS EM MOTOCICLETA: IMPRESCIND�VEL?

Fotos: Bosch, salvo indica��o




Embora o ABS (sistema de freio antitravamento) seja �til no autom�vel para a grande maioria dos motoristas, por isso tendo-se tornado obrigat�rio na Europa, Estados Unidos, Jap�o e agora no Brasil em todo carro comercializado a partir de 2014, na motocicleta n�o � �til, mas imprescind�vel. Ao contr�rio do autom�vel, a motocicleta depende da gera��o de for�a lateral para se manter na posi��o de rodagem, ou seja, vertical nas retas e inclinada nas curvas.

� sabido que o pneu s� consegue gerar essa for�a se estiver em atrito est�tico, se estiver girando. No momento em que uma roda trava, esse atrito passa a ser din�mico e n�o gera mais for�a laeral. Se a moto estiver inclinada, n�o existe praticamente for�a lateral alguma que se oponha � decomposi��o do peso. O resultado nem � preciso dizer: tombo. E se for a roda dianteira a primeira a sair, � um dos eventos mais perigosos, pois o motociclista tem grande chance de atingir o solo com a cabe�a.

Na chuva, mesmo que as rodas estejam girando, a for�a lateral gerada � menor do que no seco, mas mesmo assim suficiente para permitir alguma inclina��o ao curvar. Nas motocicletas de competi��o, gra�as � composi��o extremamente grudenta dos pneus de chuva, registram-se inclina��es que a vista n�o acredita.

Nem parece que o piso est� molhada, gra�as aos pneus especiais (fitchfx.com)

CONTINUE LENDO >>>

0 komentar:

Posting Komentar