Selasa, 08 Mei 2012

O CARCAR� E A INSTABILIDADE DIRECIONAL

Fotos: Jorge Lettry



O Carcar� foi um carro aerodin�mico mandado fazer pela Vemag para estabelecer a primeira marca brasileira e sul-americana de velocidade sobre terra. Foi id�ia do gerente de competi��es da f�brica, Jorge Lettry, para encerrar com chave de ouro as atividades do departamento de competi��o da f�brica e deixar algo valioso para a hist�ria da marca no Brasil. A Vemag estava nos seus estertores e j� estavam adiantadas as negocia��es de sua absor��o pela Volkswagen, A marca de velocidade seria a �ltima miss�o do departamento, que j� itnha data para fechar, 30 de junho de 1966.

O Carcar� tinha chassi tubular com motor traseiro-central e transeixo DKW envelopado por uma carroceria de alum�nio bem aerodin�mica. O carro havia sido um monoposto de F�rmula J�nior constru�do por Chico Landi e Toni Bianco, na sua tentativa de lan�ar a categoria no Brasil, mas que fracassou, apenas duas ou tr�s provas foram realizadas. Um dos pilotos da equipe Vemag, Bird Clemente, havia comprado o carro e, como n�o havia mais uso para ele, trocou-o na Vemag por um Belcar 0-km e um utilit�rio Candango usado.

F�rmula J�nior Landi-Bianco com motor e transeixo DKW no estande da Vemag, Sal�o do Autom�vel de 1964

Uma vez que tinha o F�rmula J�nior guardado num canto do seu departamento, Lettry encomendou o desenho da carroceria ao estilista An�sio Campos e Rino Malzoni a construiu na sua fazenda em Mat�o, interior de S�o Paulo pr�ximo a Araraquara. O peso n�o chegava a 500 kg.

O carro foi testado em Interlagos, onde se mostrou r�pido e seguro. N�o h� dados de sua aerodin�mica, mas seu Cx devia ser um pouco inferior a 0,20, com �rea frontal muito pequena. Carro pintado de branco e decorado com o logotipo da Vemag, o nome Carcar� e adesivos de patrocinadores, foi levado para o Rio de Janeiro para a tentativa de estabelecer a marca de velocidade. O dia estava marcado: quarta-feira 29 de junho de 1966 (o departamento fecharia no dia seguinte, lembre-se).

Teste em Interlagos, Marinho ao volante: tudo certo

CONTINUE LENDO >>>

0 komentar:

Posting Komentar