Jumat, 20 April 2012

TEM JEITO PARA TUDO

Foto: news.topmotors.com
911 Turbo 3,2-litros de 1989 com sincronizadores BorgWarner


J� comentei aqui algumas vezes sobre o c�mbio do Fiat 147, detestado por 95% das pessoas que o tiveram ou dirigiram pela dureza do engate da primeira e segunda marchas, imprecis�o de sele��o e dificuldade para engatar a r�. Sobre o tema, falei de como o problema de engates duros dessas duas marchas foi resolvido, trocando o sincronizador tipo Porsche, com an�is sincronizadores de a�o, eficiente e dur�vel por�m apresentando essa caracter�stica desagrad�vel, pelo sincronizador BorgWarner, com an�is sincronizadores de bronze.

Esses dias, lendo um dos v�rios livros sobre o Porsche 911, l� estavam o mesmo problema e a mesma solu��o, aplicada a partir do 911 Turbo 3,2 litros de 1989 � oito anos depois da mesma modifica��o no Fiat 147. O mais curioso nessa hist�ria � a Porsche ter abandonado o sincronizador que ela mesmo criara. Solu��o mais caseira do que essa, estou para ver.

O Passat, aqui produzido a partir de 1974, trouxe v�rias inova��es, entre elas o eixo traseiro de tor��o � ainda de forma prim�ria, � verdade, pois havia uma viga em �U� ligando as duas rodas, mas havia efeito de tor��o, sem d�vida. A evolu��o desse tipo de eixo levou a um bom grau de independ�ncia entre as rodas, como em todos os eixos do tipo atualmente. Mas o que quero comentar � outro aspecto do eixo de tor��o do Passat: a sua fixa��o ao monobloco.

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