Eu estava intrigado com o consumo dos carros da fam�lia. Dirijo um Ford Fusion 2008, que peguei em agosto do ano passado. Utilizo o carro no tr�nsito urbano de Bras�lia, que tem muitas vias expressas em sua malha vi�ria. Geralmente o consumo dos carros na capital federal tende a ser mais baixo por este motivo. Sessenta por cento do meu percurso � por vias expressas sem sem�foros e com velocidade m�xima permitida de 80 km/h. Portanto, o �consumo urbano� em Bras�lia � na pr�tica um consumo misto com 60% de trecho rodovi�rio e 40% de trecho urbano leve (vias de 60 km/h e poucos sem�foros).
Monitoro o consumo do carro desde quando pus as m�os nele. Em 5 mil km que estou com ele, a m�dia geral foi de 9,47 km/l, somados todos os quil�metros e todos os abastecimentos. Considero este n�mero de consumo muito bom, em se tratando de um carro com motor de 2,3 litros, autom�tico e com 1.530 kg de peso.
Minha esposa dirige um Fiesta, que apelidei carinhosamente de �tartaruga sobre rodas�. Explico: � um Fiesta Sedan, motor de 1 litro a gasolina e com ar-condicionado. Estimo seu peso vazio em 1.150 kg, o que � muita coisa para um motorzinho de apenas 1 litro e 65 cv. Pois o Fiesta, apesar de hoje estar com a manuten��o rigorosamente em dia, nunca passou de 11,5 km/l na m�o dela. A m�dia � na casa dos 11 km/l. Quando estava desregulado (velas velhas, cabos oxidados etc.), chegou a fazer at� 8 km/l.
Era isso que me intrigava: como que um carro quase 400 kg mais pesado, autom�tico e com motor de 2,3 litros poderia gastar apenas 17,5% a mais que o Fiesta, que pesa 25% a menos, tem c�mbio manual e tem motor de apenas 1 litro? A diferen�a estava muito pequena, pela l�gica eu esperava que o consumo do Fusion fosse na casa dos 35% maior, dadas as caracter�sticas dos dois carros.
0 komentar:
Posting Komentar