Temperatura do escapamento: indicador de pot�ncia e economia |
N�o existe autoentusiasta moderno que um dia n�o tenha lido e discutido sobre a mistura ar-combust�vel. Nessas conversas e leituras se discute sobre pot�ncia, consumo, quebras, mas poucos conhecem muitas das min�cias e de fatos importantes a respeito dela.
Vamos come�ar pela Hist�ria. A Primeira Guerra Mundial introduziu a mobilidade motorizada, incluindo a armada, em todas as frentes de combate. Mas a tecnologia do motor a combust�o ainda estava em seus prim�rdios e eles eram muito ineficientes.
Nos vinte anos seguintes, a engenharia de motores evoluiu rapidamente, potencializando as grandes dimens�es que tomaria a Segunda Guerra Mundial.
A hist�ria da Segunda Guerra Mundial esconde um fato pouco notado. Lendo sobre a tecnologia da �poca, vemos vezes sem fim o desenvolvimento dos avi�es a jato, dos m�sseis bal�sticos e da bomba at�mica. Mas quase n�o � mencionado que a grande parte dos equipamentos usados ao longo da guerra pelos dois lados foi projetada antes de seu in�cio, sendo apenas aperfei�oada ao longo dela.
As exig�ncias sempre crescentes da guerra tornavam esses equipamentos rapidamente obsoletos, mas substitutos n�o estavam dispon�veis. As for�as armadas de ambos os lados tinham que se contentar com o que tinham em m�os.
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