DKW-Vemag e roda-livre, intimamente ligados |
Roda-livre � coisa antiga, do final dos anos 1930, associada aos mecanismos de overdrive. Quando o motoista acionava o dispositivo, automaticamente entrava em roda-livre. A raz�o de ambos existirem era, ao mesmo tempo, baixar a rota��o do motor na estrada, para conforto, e proporcionar economia de combust�vel.
Overdrive-equipamento era uma mini-transmiss�o de engrenagem epicicloidal acrescentada � caixa de c�mbio normal, na �poca de tr�s marchas. J� overdrive-conceito foi amplamente explicado em "Over...o qu�?" h� exatamente um ano no AE e vale a pena reler.
N�o h� quem n�o saiba o que � roda-livre: toda bicicleta tem. Pedala-se, p�ra-se de pedalar e ela continua seguindo, na in�rcia. � o mesmo nos carros que t�m roda-livre.
Depois foi o DKW-Vemag, fabricado no Brasil entre 1956 e 1967, a ter roda-livre. O motivo tamb�m era economia de combust�vel, embora houvesse outro, velado: seguran�a. � que motores dois-tempos sempre foram propensos a travamento de pist�o devido � elevada carga t�rmica deste, visto n�o haver o tempo de "descanso" para esfri�-lo, como na admiss�o e na compress�o do motor 4-tempos. � combust�o a cada descida do pist�o.
0 komentar:
Posting Komentar