Minggu, 15 Januari 2012

CHEVROLET VOLT, POR BOB LUTZ



Muito j� foi falado do Chevrolet Volt, que a GM chama apropriadamente de carro el�trico de autonomia estendida. Seu ponto forte � contar com gera��o de energia el�trica a bordo por meio de um motor de combust�o que aciona um gerador e carrega a bateria caso ela fique sem carga no meio do caminho. Com o Volt, o temor de ficar no meio da estrada ou n�o poder dispor do carro depois do jantar porque a bateria est� descarregada ou quase, n�o existe. Isso lhe confere uma superioridade �mpar sobre qualquer outro carro el�trico, que se vale apenas da bateria para funcionar. O Volt (nome melhor n�o poderia haver para um carro el�trico!) est� claramente � frente de tudo o que existe em autom�vel de propuls�o el�trica.

Independentemente do motor a combust�o, a bateria do Volt pode ser recarregada em qualquer tomada (do tipo espec�fico para isso) de 110 ou 220 volts. Para os muitos que costumam rodar at� 65 quil�metros por dia, o motor a combust�o s� precisar� funcionar (automaticamente) em casos excepcionais.

Mas suas vendas ficaram aqu�m do esperado em seu primeiro ano no mercado � 6.500 ante a previs�o de 10.000 em 2011 � pois contra ele h� o (alto) pre�o de US$ 41.000 combinado com o receio de novidade (misone�smo) que muitos t�m.

Para complicar a carreira do Volt daqui para frente, houve dois ou tr�s casos de inc�ndio v�rios dias ap�s testes de impacto lateral em poste seguido de capotagem, efetuados pela NHTSA, o �rg�o de seguran�a rodovi�ria dos Estados Unidos. A causa ainda n�o foi determinada, gerando preocupa��o entre os propriet�rios. Os inc�ndios, o primeiro em junho, s� chegaram ao conhecimento p�blico em novembro. Mas at� agora n�o houve fogo em acidentes no mundo real e a GM est� investigando o que pode ter causado os inc�ndios.

Mas, tudo considerado, trata-se de um ve�culo excepcional e sua hist�ria, da concep��o At� o lan�amento em novembro de 2010, mereceu um cap�tulo inteiro no livro "Car Guys vs Bean Counters", escrito por Bob Lutz (ao lado), que foi quem que deu, em 2005, o ponta-p� para que a GM decidisse lan�ar seu carro el�trico e que d� o merecido cr�dito ao idealizador do Volt, o americano Jon Lauckner. Jon trabalhou v�rios anos na General Motors do Brasil em Planejamento, tendo ele e eu sido colegas nos meus anos de GM. Trabalh�vamos no mesmo andar no pr�dio da administra��o central em S�o Caetano do Sul e est�vamos sempre trocando id�ias, como autoentusiastas que somos.

O su��o de Zurique Bob Lutz, naturalizado americano em 1943 e em vias de completar 80 anos, passou praticamente toda sua vida profissional em cargos de alta responsabilidade na Chrysler, Ford, BMW, Exide (baterias) e GM, de onde saiu no final de 2010 para se aposentar. O livro � um perfeito raio-X de como funcionava e funciona agora a General Motors. Desnecess�rio dizer, Bob Lutz � um autoentusiasta. H� vasta informa��o sobre ele na internet, como esta no Wikipedia

Quando o amigo Rex Parker esteve no Brasil para dar sua palestra no Sal�o Internacional de Carros Antigos, de 24 a 27 de novembro, trouxe-me um exemplar de presente. � uma leitura que vale a pena para todo autoentusiasta e o livro j� pode ser encontrado na Livraria Cultura (www.livrariacultura.com.br).

Estou quase acabando de l�-lo, mas o cap�tulo 9 com a hist�ria do Volt � t�o interessante e empolgante que me propus a traduzi-lo e public�-lo aqui no AE. Tenho certeza de que o leitor ou leitora apreciar� bastante.

BS



Cap�tulo 9 de �Car Guys vs Bean Counters: The Battle for the Soul of American Business�, Bob Lutz, (Portfolio Penguin, EUA, 2011), p�gs. 145 a 186


CHEVROLET VOLT

("Vou deixar que voc� explique isso para o Conselho")

A GM estava atrasada para a festa dos h�bridos...Estava mesmo? J� em 1968 havia exibido um h�brido bateria/gasolina com baterias �cido-chumbo. A empresa tinha capacidade tecnol�gica. O que faltava era vontade.

Em v�rias ocasi�es ap�s minha chegada em 2001, a quest�o do carro h�brido foi levantada. Quando avaliamos os custos de engenharia e o capital necess�rio, calculamos o custo por ve�culo de um conjunto motriz a gasolina, mais o motor el�trico e as baterias estado-da-arte, e estimamos um pre�o de venda p�blico e volumes de venda que fossem razo�veis, era um desastre financeiro. N�o s� seriam mais de 500 milh�es de d�lares desperdi�ados num programa perdedor, como na realidade incorrer�amos numa perda de dinheiro por ve�culo. Foi quando Rick Wagoner disse, �Quem que levar isso adiante para o conselho e explicar? Eu � que n�o vou!�

N�o houve quem levasse.

CONTINUE LENDO >>>

0 komentar:

Posting Komentar