Sabtu, 08 September 2012

DUAS RELA��ES DE DIFERENCIAL EXPLICADO

Desenho: Audi


No post do Audi A1 Sport eu disse que o c�mbio robotizado 7-marchas tinha duas rela��es de diferencial, isto at� est� informado na ficha t�cnica, e alguns leitores, com raz�o, perguntaram como era o funcionamento. Por isso pedi ao ao diretor de treinamento e consultor t�cnico da Audi, Lothar Werninghaus, que me conseguisse um esquema pelo qual eu pudesse explicar aos interessados, no que ele nos atendeu prontamente.

No esquema, o de uma caixa robotizada de duas embreagens e 6 marchas, v�-se que as marchas de 1� a 4� est�o em uma �rvore e as de 5�, 6� e r�, em outra. As duas engrenagens de sa�da, uma de cada �rvore (� esquerda), ficam permanentemente engrenadas com aquela indicada pela seta vermelha, que � a coroa do diferencial. Se fossem iguais ter�amos uma s� rela��o de diferencial. Como n�o s�o, t�m-se as duas rela��es. Um exemplo de rela��o de diferencial �nica em c�mbio robotizado � no Alfa Romeo MiTo 1,4 turbo MultiAir, de seis marchas.

A escolha de uma ou duas relac�es de diferencial depende exclusivamente do dimensionamento f�sico das engrenagens, visando a menor ocupa��o de espa�o poss�vel. N�o h� outra raz�o.

CONTINUE LENDO >>>

0 komentar:

Posting Komentar