Sabtu, 23 Juni 2012

MOTOR FIASA: UMA HIST�RIA RECHEADA DE T�CNICA

Motor Fiat Fiasa


Este � um post diferente daquele a que voc�s, leitores, est�o acostumados. Foi escrito a quatro m�os, pelo Carlos Maur�cio Farjoun como por mim, Andr� Ant�nio Dantas. � um post tanto hist�rico como t�cnico. Por isso mesmo, � bem longo.

Tudo come�ou de uma conversa entre n�s, onde pontu�vamos como os avan�os t�cnicos dos sistemas de alimenta��o e igni��o impactaram no aumento da pot�ncia e na redu��o do consumo dos motores, culminando com o salto observado nos tempos da introdu��o da inje��o eletr�nica.

O Carlos Maur�cio ent�o lembrou que o motor Fiasa da Fiat passou por todas estas fases praticamente inalterado em seu projeto b�sico, fora taxa de compress�o e aumento de cilindrada, recebendo melhoramentos apenas nestes sistemas, o que o torna a melhor base para uma compara��o ampla e detalhada da evolu��o destes sistemas.

Ao contarmos a hist�ria deste motor que sofreu t�o poucas modifica��es em seu projeto, o usamos como base para mostramos a t�cnica de como pequenos detalhes fazem grande diferen�a em seu desempenho.

A parte hist�rica, escrita pelo Carlos Maur�cio, estar� em fonte normal, enquanto as notas t�cnicas escritas por mim estar�o em it�lico.

Este texto � enorme, mas necess�rio para explanar esse assunto como ele merece. E esperamos que gostem desta nova forma de contar a Hist�ria.

Boa leitura!

Carlos Maur�cio Farjoun e Andr� Ant�nio Dantas

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O Motor Fiasa

Fiasa � acr�nimo de Fiat Autom�veis S.A, uma das empresas do Grupo Fiat no Brasil, o qual re�ne outras como a Iveco (caminh�es), FPT Powertrain Technologies (motores), Teksid (fundi��o), Magneti Marelli (componentes de motores), Case New Holland (m�quinas agr�colas e de constru��o, Comau (equpamentos de automa��o industrial, Isvor (consultoria e forma��o de pessoal) e Fiat Services (consultoria e administra��o empresarial). Fiasa � o nome usado para designar uma fam�lia de motores Fiat, fabricados no Brasil de 1976 a 2001. Foi projetado por Aurelio Lampredi (1917-1989) especialmente para o 147 nacional, sendo um motor considerado moderno na �poca de seu lan�amento.

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