Jumat, 09 Maret 2012

A VERDADEIRA ORIGEM DO MOTOR CHT


Muitos anos atr�s, li em algum lugar que o motor CHT � derivado do Renault Ventoux. N�o causa surpresa, pois este motor, apesar de ser conhecido aqui como um motor Ford, ele descende do motor do Ford Corcel, um projeto herdado pela Ford quando esta comprou a Willys-Overland do Brasil, que fabricava sob licen�a aqui os carros Renault. A Willys fabricava no Brasil os Renault Dauphine/Gordin/1093 e, com o mesmo motor Ventoux � nome dado em homenagem a uma montanha no sul da Fran�a onde se realizavam provas de subida de montanha muito conhecidas � o Interlagos em vers�es cup�, convers�vel e berlineta, esta um elegante cup�. Sendo assim, e dada a semelhan�a externa entre os motores, era natural concluir que um era a origem no outro. Em v�rios sites da internet afirma-se que o CHT origina-se do Ventoux.

Dizem que uma mentira contada muitas vezes acaba por tornar-se uma verdade. � o que ocorreu na internet: At� mesmo sites em ingl�s sobre o motor Ventoux diz-se que o Ventoux originou o CHT, como se o CHT fosse uma vers�o do Ventoux. S� que a informa��o de que o CHT descende diretamente do Ventoux � equivocada.

O Ventoux havia sido desenvolvido inicialmente pela Renault para o 4CV (conhecido aqui como �Rabo Quente� por causa de seu motor traseiro � o fato de ter desembarcado aqui alguns anos antes do Fusca livrou o VW desta pecha), lan�ado em 1947, substituindo o antigo motor de v�lvulas laterais que equipava seu antecessor, o Renault Juvaquatre. Inicialmente, tinha 760 cm�, tendo sido aumentado at� 845 cm�, sua maior cilindrada.

Renault 4CV "Rabo Quente"
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