Bom, la vamos n�s de novo! Dedico esta postagem aos amigos que sempre pedem mais informa��es e textos sobre motores Ford. Este foi no capricho, espero que gostem.
Era uma vez um amigo meu que queria de verdade trabalhar um motor 302 (5,0 litros) para um Ford Maverick que ele eventualmente usava em provas de arrancada. Conversamos longamente e ele me relatou o desejo de montar um motor maior, com aumento do curso dos pist�es usando para tal fim um virabrequim novo, bielas mais longas e pist�es especiais, muito mais baixos para permitir fecharmos o pacote bem.
Para quem n�o conhece o termo, "stroker" pode ser traduzido como "aumentador de curso" e � exatamente isso o que este artigo trata De maneira a facilitar os que buscarem pe�as nos EUA, as medidas a observar s�o as dadas em polegadas, servindo as em mil�metros para refer�ncia apenas.
Para quem n�o conhece o termo, "stroker" pode ser traduzido como "aumentador de curso" e � exatamente isso o que este artigo trata De maneira a facilitar os que buscarem pe�as nos EUA, as medidas a observar s�o as dadas em polegadas, servindo as em mil�metros para refer�ncia apenas.
De cara sab�amos ter duas op��es comerciais simples, o 331 (5,4 litros) e o 347 (5,7 litros). O 302 Ford � um motor que tem uma biela de bom comprimento, 5.090" (129,3 mm,) para um curso dos pist�es de 3.000" (76,2 mm), o que d� uma rela��o comprimento da biela-curso de 1,69 (ou rela��o r/l 0,29). Se pass�ssemos ao 331, que tem curso de 3.250" (82,55 mm) e bielas de 5.400" (137,2 mm), ir�amos ficar com uma rela��o de 1,66 (r/l 0,30), ainda bem legal. Se f�ssemos ao 347, essa rela��o cairia a 1,56 (o r/l pioraria, 0,32).
Vamos considerar que h� uma equa��o que nos deixa sempre presos: meio curso mais comprimento da biela mais altura de compress�o do pist�o tem sempre que ser pr�xima, igual ou menor que a dist�ncia entre a linha de centro do virabrequim e o plano de junta do cabe�ote. Logo, aumenta de um lado, tem que diminuir do outro. Isso vale para todo e qualquer motor.
Ent�o, vamos �s contas: Ford 302, curso de 3.000" (76,2 mm), bielas de 5.090" (129,3 mm) e pist�es com altura de compress�o sempre pr�xima de 1.540" (39 mm). Quais as op��es simples? Usar um virabrequim de 3.250" (82,55 mm) e bielas 5.400" (137,2) mm ou um maior ainda, com curso de 3.400" (86,36 mm) e as mesmas bielas de 5.400" (137,2 mm).
Ent�o, vamos �s contas: Ford 302, curso de 3.000" (76,2 mm), bielas de 5.090" (129,3 mm) e pist�es com altura de compress�o sempre pr�xima de 1.540" (39 mm). Quais as op��es simples? Usar um virabrequim de 3.250" (82,55 mm) e bielas 5.400" (137,2) mm ou um maior ainda, com curso de 3.400" (86,36 mm) e as mesmas bielas de 5.400" (137,2 mm).
0 komentar:
Posting Komentar