Neil Armstrong (5.08.1930�25.08.2012) |
Neil Armstrong, o primeiro homem a p�r os p�s na Lua, em 20 de julho de 1969, morreu hoje aos 82 anos, em raz�o de complica��es ap�s cirurgia para coloca��o de pontes para revasculariza��o do cora��o.
Al�m da admira��o que muitos de n�s temos por este astronauta, h� uma hist�ria dele em rela��o ao autom�vel que merece ser compartilhada.
Em 1993, numa viagem � Alemanha para conhecer a f�brica da Daimler-Benz, em Stuttgart, a convite da filial brasileira, eu e um grupo de jornalistas pudemos ver e saber dos detalhes do A Vision, o conceito que viria a ser o Mercedes-Benz Classe A. Fez parte do programa passar algumas horas no campo de provas da fabricante, ocasi�o em que fomos conduzidos na pista em alguns carros (n�o nos deixaram dirigir).
Numas das voltas que dei, passamos por uma curva superelevada em cuja borda externa a supereleva��o era de quase 90 graus (n�o era 90%). A velocidade n�o era t�o alta porque o raio da curva n�o era grande o suficiente, coisa de apenas 140 km/h. Mas a acelera��o vertical era muito alta, pr�ximo a 3 g. Senti o sangue sair da cabe�a, tudo ficou meio escuro por segundos.
Comentei com o motorista o efeito, ele disse que estava acostumado, mas que um dia o Neil Armostrong, em visita ao campo, ap�s ouvir do mesmo motorista qual era a acelera��o �quela velocidade, disse-lhe: "Comigo voc� pode entrar a quanto quiser, sou astronauta, lembre-se".
O motorista contou-me que entrou muito mais forte, tipo 160 km/h, quase desmaiou, e depois, feito o c�lculo, a acelera��o vertical havia chegado a 6,5 g. "E o Neil Armstrong, nem era com ele" � disse, rindo.
Por a� se v� o condicionamento f�sico de um astronauta, ag�entar acelera��es que n�o imaginamos poss�veis para n�s.
As homenagens do AUTOentusiastas a essa grande pessoa que nos deixa.
R.I.P., Neil Armostrong
0 komentar:
Posting Komentar