Selasa, 21 Agustus 2012

4, 5, 6, 7 OU 8 MARCHAS? O QUE � MELHOR?






Os gr�ficos acima s�o os pontos b�sicos deste post. O primeiro, extra�do do Automotive Handbook editado pela Bosch, em conjunto com a VDI Verlag, representa a for�a de tra��o e velocidade de um autom�vel hipot�tico. O segundo, extra�do de uma prova de engenharia automobil�stica de trem de for�a da Universidade de Bolton, na Inglaterra, representa os "dentes de serra" ou as rota��es do motor no eixo das ordenadas e as do ve�culo, no eixo das abscissas.

� poss�vel afirmar que no projeto de trem de for�a de todo ve�culo ambos os gr�ficos foram empregados nas an�lises dos engenheiros, ao conceituar e definir quais rela��es de marcha do ve�culo teria. Segundo o livro mencionado acima, os elementos de defini��o do trem de for�a devem respeitar os seguintes pr�-requisitos:

- Permitir a sa�da do ve�culo
- Converter torque em velocidade (do motor �s rodas)
- Permitir seguir adiante ou de r�
- Transmitir for�as de tra��o para locomoa��o do ve�culo
- Permitir rota��es diferentes da rodas motrizes nas curvas (fun��o do diferencial)
- Garantir opera��o �tima do motor em termos de desempenho de combust�vel e de emiss�es gasosas

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