Selasa, 14 Februari 2012

2012: O FIM DA ENGENHARIA DE PRODUTO "DE-CONTENT"?

Engenharia de de-content, ou de depena��o: por onde come�ar?


Certa vez ouvi de um engenheiro que "Na Toyota, assim que um novo carro � lan�ado, o time de engenharia praticamente apaga a luz e fecha a porta daquele projeto, no dia seguinte j� se debru�a a trabalhar no seu sucessor imediato e nele prossegue focado at� o pr�ximo lan�amento". E ele n�o se referia apenas � unidade brasileira da Toyota, mas tamb�m � matriz no Jap�o.
No Brasil isso n�o era poss�vel de fazer nos outros fabricantes, n�o naquela �poca com lan�amentos t�o espa�ados, como citado aqui no post de ciclo de produtos, sem sucessor � vista ao menos no curto prazo, talvez nem num prazo pr�-definido. Assim, a realoca��o desses times de profissionais em outros projetos tornou-se o caminho l�gico.
Chevrolet Astra 2000
O pr�ximo lan�amento da empresa em um outro segmento, uma nova motoriza��o para atender �s legisla��es de emiss�es vindouras, mudan�as importantes no trem de for�a (c�mbio autom�tico, automatizado etc.), facelift, novas tecnologias: para manter o corpo t�cnico intacto e reter profissionais altamente especializados, os gestores de engenharia tinham de quebrar a cabe�a, os contabilistas, os "bean counters" citados no livro do Bob Lutz, tamb�m.
CONTINUE LENDO >>>

0 komentar:

Posting Komentar