Sabtu, 07 Januari 2012

PORSCHE 961, O MAIOR 911 DE CORRIDA



O 911 � sem d�vida um do carros de corrida mais vitoriosos de todos os tempos. Desde seus primeiros modelos at� os recentes RSR, o 911 conquistou vit�rias por todos os lugares que passou, assim como a pr�pria Porsche. Diversas varia��es e especifica��es do carro passaram pelas pistas do mundo, tanto na terra como no asfalto, mas sempre preservando o conceito original do carro que favorecia a tra��o, com o peso do motor atr�s do eixo traseiro motriz.

Em 1982, novas regras e categorias foram estabelecidas pela Federa��o Internacional do Autom�vel (FIA) para reorganizar os carros em fun��o de peso, motor e limita��es t�cnicas. Surgiu o famoso Grupo C para os prot�tipos fora-de-s�rie, que a Porsche dominou por anos com os 956 e 962; o Grupo A foi estabelecido como a categoria para os carros de turismo produzidos em larga escala (5.000/ano), com determinadas modifica��es autorizadas; e tamb�m nasceu o Grupo B (tanto para rali como para circuitos) para os carros de baixo volume de produ��o com quantidade m�nima de 200 unidades em 12 meses exigida para homologa��o e com menos restri��es t�cnicas.

O Grupo B de rali foi grande sucesso, gerando lendas como Audi Quattro e Lancia Delta S4. Visando o novo mercado em potencial, a Porsche iniciou o programa para desenvolvimento de um carro de corrida que atendesse o regulamento do Grupo B, podendo vender seus carros a particulares, como j� fazia com o 911. Como era necess�rio ve�culo de produ��o para homologa��o, em 1983 foi apresentado o conceito Gruppe-B, de onde nasceria o lend�rio 959 de produ��o em 1986. Por tr�s desta empreitada, l� estava o neto do Professor Porsche, Ferdinand Pi�ch, que na �poca trabalhava no desenvolvimento do sistema Quattro da Audi. O conceito seria tanto um laborat�rio para a nova tecnologia de 4x4 como um showroom sobre rodas da capacidade de engenharia da Porsche.


Porsche Gruppe-B conceito
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